O que é Esporte Radical ?

ESPORTE RADICAL!
Esporte Radical, são termos usados para designar esportes com um alto grau de risco físico, dado às condições extremas de altura,velocidade ou outras variantes em que são praticados.

Muitos autores trazem a conceitualização dos esportes radicais mediante o entendimento da palavra radical, que significa extremismo (política) e raiz (filosofia), sendo classificada então como uma atividade em busca de um significado a nossa existência.
O risco calculado explode no fascínio pela vertigem, que favorece um tipo de embriaguês e um domínio de seus efeitos. A perseguição da vertigem, elaborada imaginária e realmente no risco, por meio de um pânico voluptuoso, é um enfrentamento simbólico da morte que dá força e um valor pessoal ao gosto de viver (...)Esse modo organizado de vertigem é uma forma lúdica de relação em que o ator mergulha imaginária ou realmente no perigo, provocando um desequilíbrio(COSTA, 2000 p.20, 21).
Os esportes radicais podem ser divididos também em dois tipos: esportes radicais de aventura (baseados na superação de determinados desafios geográficos, tendo seu potencial principalmente na resistência e locomoção) e esportes radicais de ação (em busca da manobra perfeita, sendo baseado predominantemente na potência e equilíbrio).
Muitos participantes quase não sabem de todas as atividades que os esportes radicais compreendem. O mais apaixonado purista, o rótulo dos praticantes dos esportes radicais, não combina com a realidade, porque eles não competem para ganhar "qualquer coisa". De forma mais grave, os esportes radicais são freqüentemente rotulados como culpados por estereotipar os participantes desta atividade como estúpidos, impulsivos, e às vezes suicídas.
Alguns dos esportes já existem há décadas e são proponentes de gerações de momento, algumas dão origem a personalidades bem conhecidas. A escalada tem gerado nomes reconhecidos publicamente como o Edmund Hillary, Chris Bonington, Wolfgang Gullich e mais recentemente Joe Simpson. Outro exemplo, de esporte radical que originalmente foi inventado séculos atrás foi o surf e o bungee jump, ambos criados pelos nativos havainos como forma de "teste" entre os homens da aldeia.

 
Alguns Exemplos de ESPORTES RADICAIS: